Como Sair do Vermelho e Equilibrar suas Contas em 7 Passos Simples
Aprender como sair do vermelho é a melhor forma de se livrar das dívidas de uma vez por todas e ter uma vida financeira mais tranquila.
Às vezes, mesmo que não façamos muitas extravagâncias, acabamos caindo nas dívidas, e se não prestarmos atenção, a coisa pode ficar bem complicada.
Como Sair do Vermelho – 7 dicas para começar arrumar as finanças agora
Por isso, colocamos abaixo algumas dicas que ajudarão você sair do vermelho e ainda começar uma poupança para ter segurança no futuro, vamos lá?
1 – Faça conta do total
O primeiro passo para colocar a vida financeira em ordem é fazer uma conta do total que está devendo.
Aqui você vai anotar para quem deve, o valor, o tempo da dívida, sempre colocando as dívidas mais altas em primeiro lugar, indo até as menores.
2 – Levante as fontes de renda
Agora que você sabe quanto está devendo é hora de somar todas as suas fontes de renda, salário, alugueres que recebe, renda extra, etc.
3 – Faça uma lista de todas as despesas
Faça uma lista completa de TODAS as despesas, começando pelas fixas e contemplando também valores de supermercado, padaria, etc.
Não esqueça de nada, pois assim conseguirá enxergar quais coisas poderão ser cortadas/diminuídas para aumentar a renda disponível.
4 – Negocie o que tem juros mais altos
Com certeza você deve ter dívida com cartão de crédito, e também com o cheque especial/limite do banco.
Os juros desses dois locais são altíssimos, então é preciso entrar em acordo com esses valores antes, pois cada dia que fica sem pagar é um dia a mais na conta dos juros.
Entre em contato com essas empresas e ofereça um acordo, sempre se baseando no que você tem de renda e que poderá dispor para pagar.
5 – Corte gastos supérfluos
A parte mais doída da arrumação de finanças é quando precisamos cortar despesas, pois acabamos diminuindo a qualidade de vida.
Mas, é importante pensar que essa será uma contingência temporária, e uma forma necessária para sair do vermelho, então vale a pena.
Veja tudo que pode ser eliminado, como assinaturas de revistas que não são lidas, mensalidades de clubes e academias que não são frequentados.
6 – Compre somente à vista
Outro ponto que faz as pessoas estarem sempre endividadas é a mania de comprar/pagar tudo com cartão de crédito.
Como falamos lá em cima, os juros do cartão, quando a fatura não é paga totalmente, são muito altos, então compensa começar a se educar para só comprar à vista.
Esse hábito ajudará em dois pontos:
- Acabará comprando apenas o que realmente precisa.
- Evitará fazer parcelamentos no cartão, que sempre possuem juros embutidos nas parcelas.
Comprar à vista é a melhor forma de como sair do vermelho e perceber quais são as contas realmente necessárias.
7 – Crie uma reserva emergencial
Depois de pagar os credores mais altos e fazer cortes nas despesas, é hora de começar a separar um valor mensal para compor uma reserva.
Nem que sejam 10 reais, isso já vai colocar na sua mente a necessidade de ter uma quantia para uma emergência, e evitar cair novamente no vermelho.
O ideal é manter o orçamento enxuto, ou então arrumar uma fonte de renda extra que seja constante.
Desejo que esse artigo sobre como sair do vermelho ajude você a sair das dívidas e ter uma vida financeira mais tranquila.
VEJA TAMBEM: Como Ensinar os Filhos a Ajudarem nas Tarefas Domésticas