7 Dicas Para Não Desperdiçar Comida de Maneira Inteligente Veja Agora Mesmo
Conhecer algumas dicas para não desperdiçar comida é uma maneira inteligente de economizar seus alimentos para que tenha mais.
Dentro desse quadro é importantíssimo saber aproveitar melhor os alimentos e não desperdiçar a comida que é tão necessária e preciosa.
Então, é importante saber como não desperdiçar alimentos, proporcionando refeições para toda família, sem gastar muito.
7 dicas para não desperdiçar comida e ter uma vida mais tranquila
Veja abaixo algumas sugestões que ajudarão não Desperdiçar seus alimentação.
1 – Lista de compras
Nunca saia para o supermercado, ou feira livre, sem uma lista de compras você correrá o risco de se encantar com possíveis ofertas e acabar comprando produtos por impulso.
Além de fazer você gastar menos no valor das compras, fazer a lista ajudará a manter o foco no que realmente precisa, evitando desperdícios.
2 – Crie um cardápio semanal
Quando você já sabe quais serão os pratos da semana, fica mais fácil elaborar a lista de compras e também só comprar o que será utilizado na preparação.
O cardápio ajudará também a não comer repetidamente os mesmos alimentos, diversificando a sua comida no dia a dia.
Tire um horário na semana para se reunir com a família e decidir os pratos, assim todo mundo participa e não correrá o risco de fazer alguma comida que a maioria não goste.
3 – Compre apenas o necessário
Partindo do seu cardápio é importante comprar apenas os alimentos que serão usados efetivamente nas receitas.
Isso está muito ligado com a lista que você viu no item 1, e que deve contemplar o que realmente é passível de ser consumido pela família.
Se os pratos escolhidos exigirem alimentos “diferentes” que não são muito comuns, compre mesmo apenas a quantidade que a receita pede, para não ter que desperdiçar o que sobrar desse produto.
4 – Faça compras semanais
Prefira fazer compras semanais do que aquelas compras enormes de mês.
Isso ajudará a manter o foco no que realmente será consumido e também ajudará a não encher as prateleiras com coisas desnecessárias.
Fazendo compra mensal, você acaba pensando que precisa de uma quantidade maior, e fica com vários itens sobrando e chegando perto do prazo de validade.
Principalmente frutas, verduras, legumes e carnes, que são mais perecíveis, evite ter que conservá-los durante muito tempo.
5 – Organize a geladeira
Uma das dicas para não desperdiçar comida que é muito poderosa, é manter a geladeira sempre organizada.
Escolha armazenar os alimentos em potes transparentes, assim você já sabe o que está guardado e não corre o risco de esquecer e deixar estragar.
Sempre mantenha os produtos mais velhos na frente, para serem consumidos primeiro, e observe as datas de validade, tomando cuidado para não deixar comida deteriorada dentro do refrigerador.
6 – Reaproveite as sobras
Sempre guarde a sobra de alimentos cozidos em potes transparentes na geladeira.
Veja que você pode achar que não vai querer comer o bife novamente na semana, mas ele pode virar um estrogonofe, ou um aperitivo acebolado.
Prepare apenas a quantidade de salada que será consumida, já que verduras temperadas tendem a estragar muito rápido, mesmo na geladeira.
Para “renascer” legumes cozidos que foram guardados, experimente saltear com um pouco de azeite e eles acabarão renascendo.
Use a criatividade para criar pratos novos a partir de sobras, como fazer bolinhos de arroz, sopa de feijão, omelete de legumes, etc.
7 – Use partes diferentes dos alimentos
Você sabia que os talos da salsinha podem ser usados para dar uma textura crocante àquela farofa da feijoada?
Que as cascas de laranja podem ser cozidas e virarem uma geléia fina maravilhosa para passar em pães e bolacha, ou ainda serem secas e usadas em gavetas para evitar umidade e traças?
Frutas muito maduras (como bananas, maçãs, morangos) podem ser cozidas para virarem geleia, ou doces para recheios e afins.
Desejo que esse artigo com dicas para não desperdiçar comida ajude você a repensar melhor o uso dos alimentos, evitando jogar fora produtos que ainda tem uma ótima serventia.
Veja Também: temperos que não podem faltar na sua cozinha
Veja Também: como conservar os alimentos