3 Curiosidades Sobre o Macarrão: Que Você Não Sabia
Algumas curiosidades sobre o macarrão são bem famosas, e outras um pouco mais desconhecidas. O fato é que o macarrão é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e também no mundo e hoje existem milhões de pessoas que usam a massa em seus cardápios. E, se você gosta de comer as delícias feitas com macarrão vai gostar de saber algumas curiosidades sobre essa iguaria.
3 curiosidades sobre o macarrão:
Veja abaixo algumas coisas interessantes sobre o macarrão, o alimento consumido em grande quantidade em vários países do mundo.
1 – Não é italiano

Parece incrível, mas a origem do macarrão não é italiana. Historiadores afirmam que ele foi encontrado por um arqueólogo chinês em uma escavação datada de 2500 AC (muito antigo).
Após fazer experimentos com o macarrão encontrado (um fio de meio metro de comprimento), chegou-se a conclusão que era feito de milho e não de farinha branca como é feito hoje. Assim, a origem do macarrão é chinesa, e chegou na Itália apenas no século XIII (13) levado pelos árabes. Aqui no Brasil, o macarrão só apareceu no século XIX (19) e apenas no formato de espaguete.
2 – Diversidade

Com vários formatos, somente na Itália existem mais de 500 tipos de macarrão. Geralmente os diferentes formatos acabam produzindo macarrão para receitas feitas de forma diferente, porém basicamente a massa é produzida sempre da mesma maneira, mudando apenas a forma de cortar.
Dessa forma, existe macarrão longo (espaguete, ninho, talharim, linguine), os cortados (penne, parafuso, regatone), e a massa para sopa, que aqui no Brasil também é chamada de macarrão (argola, conchinha, letras, etc).
Apesar dos diferentes formatos, a forma de preparo é sempre a mesma, colocando a massa crua para cozinhar em panela com água fervente, onde se coloca sal e um fio de óleo.
O ponto de cozimento é chamado “al dente”, que significa que não está nem mole, nem duro, mas bem firme para suportar o molho quente sem desmanchar e ficar empapado.
Atualmente é possível encontrar massa de macarrão feita com farinha integral, permitindo que pessoas que não podem consumir carboidratos também possam comer macarronada.
Alguns especialistas e chefs de grandes restaurantes começaram a tingir a massa com vegetais e peixes, assim é possível encontrar macarrão verde, laranja, vermelho, feito com espinafre, abóbora e pimentão.
A massa cinza muito famosa em alguns restaurantes italianos é tingida utilizando a tinta retirada da lula.
3 – Macarrão instantâneo

Uma variedade do macarrão muito consumida no oriente, principalmente na China e Japão é o macarrão instantâneo. Aqui no Brasil, esse tipo de macarrão de cozimento rápido é conhecido como “miojo”, mas existem outras marcas e até empresas famosas que estão apostando nesse produto devido ao alto consumo.
No mundo, os maiores consumidores de macarrão instantâneo são os chineses, seguidos pelos Tailandeses e somente depois, os japoneses, ficando o Brasil com o 10º lugar em consumo desse tipo de massa.
O “segredo” do cozimento mais rápido do macarrão instantâneo é que a massa já é pré-cozida quando é produzida, fazendo assim que ele precise apenas de poucos minutos para ficar no ponto para ser consumido.
Apesar de mais rápido no preparo é um macarrão de baixo teor nutritivo, então não deve ser consumido largamente como refeição principal, apenas para um lanche, ou pressa mesmo.
Desejamos que esse artigo com curiosidades sobre o macarrão tenha despertado seu apetite e a vontade de fazer uma bela macarronada no próximo domingo.
VEJA TÁMBEM: Curiosidades sobre o brigadeiro
VEJA TAMBÉM: 7 Curiosidades Sobre o Tomate