Como Ter um Jardim Simples e Barato em Casa Mesmo em Locais Pequenos
Ter um jardim simples e barato pode parecer impossível, mas acredite, existem opções para todos os espaços e também para todos os bolsos.
Se tem uma coisa que encanta qualquer pessoa é um vaso com flores, ou até mesmo aquelas suculentas fofinhas espalhadas pela casa.
Seja qual for o tamanho da casa, ou apartamento, sempre queremos ter um cantinho com plantas, uma forma de deixar o anbiente mais alegre e colorido.
Quando falamos a palavra jardim, logo imaginamos grandes espaços, com caminhos de pedrinhas brancas, bancos para sentar e observar o céu, e muitas plantas diferentes.
Isso parece impossível nos dias de hoje, quando os imóveis estão cada vez menores, e o espaço para lazer está sendo limitado a apenas as “áreas comuns” dos condomínios.
Mas, se você gosta mesmo de plantas e gostaria de ter um jardim, nem que for pequeninho, tenho uma ótima notícia:
Aqui nesse artigo você terá várias dicas para montar o seu cantinho de natureza, mesmo que more em um apartamento de 40 metros quadrados.
Como montar um jardim simples e barato em qualquer espaço
Você tem um espacinho e quer transformar me jardim, mas não sabe por onde começar?
Então, veja abaixo nossas 5 dicas e truques que vão te ajudar a montar seu pedaço de natureza gastando muito pouco. Vamos lá?
1 – Tamanho do espaço
A primeira coisa a ser levada em conta é o tamanho disponível para criar o jardim.
Definido quanto de área será possível usar, fica mais fácil definir as plantas e flores que serão plantadas e também a maneira de expô-las.
De qualquer forma, precisa ser um local que receba luz natural, em pelo menos uma parte do dia, para as plantas ficarem sempre lindas e viçosas.
Mesmo que você more em um apartamento minúsculo dá para ter um pouco de natureza por perto, lá no item 5 falamos sobre isso.
2 – Plantas e flores
Depois de saber o tamanho do jardim é hora de definir quais serão as plantas e flores que farão parte dele.
Lembre-se de que o tamanho do espaço também define o tamanho das plantas, então se for pequeno, nada de árvores, mas apenas alguns arbustos e flores em vasos.
Caso não haja uma parte do chão sem cimento, e você não queira quebrar, sem problemas, é possível fazer floreiras e vasos com vários tipos de materiais, veja no próximo item.
3 – Dicas de Reciclagem Para o Jardim
O melhor da jardinagem é que é possível reciclar inúmeras coisas que podem servir como vasos e floreiras.
Pneus velhos podem ser pintados e serem usados como floreiras, ou como delimitador de espaço de plantio (para locais maiores).
Velhos carreteis de fios (aqueles gigantes que sempre jogam por aí), servem de mesa para guardar os apetrechos de jardinagem, mas também podem ser uma ótima prateleira para vasos de florzinhas e suculentas.
Até mesmo garrafas PET cortadas na horizontal servem para acomodar pequenas plantas e ainda ficam muito bonitas pintadas de cores alegres.
Veja que locais para plantar não serão problema na hora de montar seu jardim simples e barato.
4 – Manutenção do Jardim
Outro ponto importante a se pensar na hora de montar um jardim é a questão da manutenção.
Será necessário fazer podas, regar as plantas, e acompanhar as espécies para que tenham um bom desenvolvimento.
Se for você mesma(o) que vai fazer tudo isso, é importante contar com um kit de jardinagem, para afofar a terra, tirar mudas, fazer replante e também um borrifador, ou regador para aguar as plantas.
Tenha um calendário contendo as informações de rega para cada espécie que tiver no jardim, e anote sempre quando regou para não correr o risco de aguar demais, nem de menos.
É bom também manter um, ou dois sacos de terra para o caso de precisar fazer algum replante, ou simplesmente repor solo nos vasos maiores.
5 – Jardim No Apartamento
Mesmo que você more em apartamento é possível ter um jardim muito bonito na área, ou na janela que receba mais luz natural.
Opte por plantas pequenas como suculentas, violetas, cactos, e use bastante o espaço vertical, seja com vasos pendurados, ou utilizando madeira para fazer um suporte para colocar as plantas na vertical.
Se você não tem nem um pedaço de área externa, pode optar por fazer um “canto jardim” dentro de casa mesmo, aí você pode ter um vaso com espada de são Jorge, ou palma, que são plantas muito bonitas e fortes para interiores.
Também vale colocar vários vasos menores em um grande, e fazer um mini jardim de suculentas e cactos.
Desejo que esse artigo sobre como montar um jardim simples e barato sirva de inspiração você criar seu canto natureza.
Veja Também: Como deixar a casa mais aconchegante em 5 passos simple