8 Temperos Que Não Podem Faltar na Sua Cozinha Veja Agora Mesmo
Saber quais são os temperos que não podem faltar na sua cozinha é a melhor maneira de sempre preparar pratos saborosos no dia a dia.
Desde os primórdios da civilização que o homem aprendeu que colocar determinados ingredientes na comida, deixa o sabor melhor.
O sal é utilizado no mundo todo tanto para dar sabor como também para conservar os alimentos, como a carne que pode ser curtida com ele.
A gastronomia mundial utiliza temperos e cada país costuma ter suas preferências, tornando seus pratos únicos ao paladar do mundo.
Assim já sabemos que os pratos chineses são muito apimentados, enquanto que a culinária francesa tem um tempero mais sutil e refinado.
O mais importante na hora de temperar a comida é saber para que serve cada tempero, e quais são os mais comuns que devemos ter no dia a dia.
Se você gosta de cozinhar, já deve saber que todo cozinheiro(a) precisa ter um trunfo na hora de temperar, o que dá uma característica toda especial a cada prato.
8 Temperos que não podem faltar na sua cozinha e no seu dia a dia
1 – Alho e cebola
Colocamos os dois juntos porque é praticamente impossível separá-los na hora de temperar a comida.
Desde o preparo do arroz e feijão básicos, até a utilização em marinadas e molhos, o alho e a cebola não podem faltar na cozinha de qualquer brasileiro.
Atente sempre para não deixar que eles queimem, pois isso dará um gosto muito amargo à sua comida.
2 – Salsa e Cebolinha
Outra dupla difícil de separar na cozinha brasileira é a salsa e a cebolinha verde.
Você pode usar as duas no preparo de omeletes, saladas de legumes cozidos, carnes, vinagretes e molhos, e também para dar um colorido e sabor especial para maioneses e patês.
Evite cozinhar demais os dois, que ficam melhor quando utilizados na finalização dos pratos, ou em pratos frios.
3 – Tempero de Alecrim
Erva que pode ser utilizada em altas temperaturas, por isso está sempre em marinadas e carnes assadas.
Vai bem com qualquer tipo de carne, principalmente peixe e cordeiro, mas é preciso utilizar com cuidado, pois algumas pessoas não gostam de seu sabor.
Você pode usar na versão fresca, ou também desidratada, e ele será sempre um bom na hora de preparar peixes e carnes adocicadas.
4 – Tempero de Orégano
Mais conhecido por seu uso em pizzas e molhos, o orégano pode ser utilizado também em molhos, batatas assadas, frango e peixe.
É importante tomar cuidado com a quantidade, pois como possui um sabor bem característico, pode fazer com que a comida fique enjoativa se usado em excesso.
5 –Tempero de Gengibre
Famoso por estar sempre presente na gastronomia oriental, o gengibre é um ótimo tempero para saladas, molhos e carne vermelha.
Você pode utilizar a versão em pós, ou a própria raiz picada bem fininha.
Como tem um sabor forte, é importante usar pouco, pois algumas pessoas são muito sensíveis ao seu aroma e sabor.
6 – Pimenta do reino e cominho
Outra dupla que não pode faltar na sua cozinha é o cominho e a pimenta do reino que são utilizados no tempero de carnes e aves.
Também podem ser colocados em molhos e no tempero do feijão.
A pimenta do reino não é picante e serve apenas para realçar o sabor dos alimentos deixando-os mais convidativos ao paladar.
7 – Colorau
Também chamado de colorífico é feito a partir da secagem e moagem do pimentão vermelho.
Utilizado no tempero de carnes e aves, serve para dar cor e sabor característicos deixando a carne assada com uma cor acobreada e brilhante.
8 – Chimichurri
A mistura que tem origem na Argentina é utilizada originalmente para ser consumida com o churrasco.
Aqui no Brasil acabou sendo utilizada no tempero de carnes e nos mais variados pratos, devido à sua mistura de vários temperos que são muito usados na cozinha brasileira.
Assim o chimichurri é um dos temperos que não podem faltar na sua cozinha, até porque é um toque no preparo de vários pratos.
Veja Também: 5 Dicas para melhorar a organização na cozinha
Veja Também: 7 Dicas para decorar sua cozinha